top of page
Buscar

Parceiros do HUBITTAT elaboram projetos para comunidades no Dia de Cocriar

Atualizado: 12 de mar. de 2020

Seguindo sua missão de “ponte”, facilitando processos que conectem projetos de infraestrutura, mobilidade e sustentabilidade ao universo da inovação, o HUBITTAT, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Porto Alegre e com o Nau Live Spaces, realizou o Dia de Cocriar no último sábado (15). O foco do encontro foi criar soluções inovadoras a partir das potencialidades de cada uma das organizações e comunidades presentes: Rua da Represa, Chácara do Primeiro, Vila Planetário, todas em Porto Alegre; Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); ONGs Coletivo Autônomo Morro da Cruz, Solidariedade e Misturaí.


Foram utilizadas as práticas da Pedagogia da Cooperação para facilitar todo o processo cocriativo e os mais importantes recursos disponíveis: pessoas com suas vivências, experiências e conhecimentos diversos, pensando e sentindo de maneira integrada. “Adorei vivenciar com mais profundidade a metodologia Pedagogia da Cooperação, achei potente e já quero levar para a comunidade onde eu trabalho”, comentou Lucia Scalco do Coletivo Autônomo Morro da Cruz.


Depois de um dia todo de (re)conhecimento, interação, reflexões, conexões, partilha de oportunidades e desafios, quatro ideias foram escolhidas a partir da criação do grupo. Foram, então, elaborados projetos, e as primeiras etapas serão colocadas em prática nos próximos meses. Uma das representantes dos Engenheiros Sem Fronteiras, Júlia Antunes, destaca que a experiência de construir juntos teve bastante relevância: “Os nossos convidados ficaram encantados com todo o processo. Acreditamos que agora eles seguem mais fortes nos seus ideais e plantando os projetos cocriados no sábado". “Todos se sentiram à vontade e a participação e colaboração surgiu quase espontaneamente, todos tiveram voz”, complementou Lucia.

bottom of page