O que já estamos fazendo...
O que já estamos fazendo...
Rua Saldanha da Gama, 225 - Harmonia | Canoas/RS
(51) 3415.4000
-
Cadastro para gerenciamento de ativos de faixas de domínio e de iluminação pública
-
Realização de projetos para cidades inteligentes sustentáveis
-
Automatização de etapas, atividades e processos em serviços de Gestão Ambiental e na elaboração de Estudos e Planos
-
Utilização de inteligência geográfica, imageamento com drone e filmagens georreferenciadas
-
Implantação de estratégias de inovação social
-
Adoção de ações que priorizem o modelo de economia circular
-
Execução de Programas de comunicação e educação ambiental
-
Produção audiovisual nas áreas de atuação do hub
Mais detalhes, fale conosco.
HUBITTAT – o primeiro laboratório (hub) de inovação aberta– é o espaço físico e virtual, onde se conectam startups, universidades, organizações, clientes, prestadores de serviço e colaboradores de empresas, com o objetivo de potencializar negócios e projetos para a solução de problemas nas áreas de infraestrutura, mobilidade e socioambiental, seja a partir da geração de novos produtos ou da melhoria de processos.
Em 2017, teve início na STE (membro corporativo) um movimento de questionamento do modelo vigente para buscar um caminho que levasse a empresa a ter mais “produtividade com felicidade”. A partir da compreensão de que as soluções mais criativas e inovadoras são fruto da inteligência coletiva e de que a vivência é fundamental para a internalização do aprendizado, traçou-se uma estratégia de ação, estruturando-se o Projeto VenSer STE, por meio do Programa Equipes Colaborativas. Os objetivos desse Programa foram: reconhecer a importância da cooperação para a excelência, a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pela empresa, valorizar as pessoas, equipes e a empresa, com relações ainda mais saudáveis, preparar lideranças e gestores para apoiar o desenvolvimento da cultura colaborativa na STE e, por fim, estimular a criatividade coletiva para levar à inovação sustentável da organização.
Com o ambiente de compartilhamento de ideias fomentado, o estabelecimento de parcerias e um clima organizacional favorável, rapidamente novos projetos foram emergindo e ganhando força, abrindo espaço para a inovação. Ainda em 2018, a partir da sinergia de atividades entre o Núcleo de Cooperação e a área de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da STE, houve um investimento na participação de profissionais em palestras, eventos e workshops em Nova Economia e todo o universo da inovação. A partir da capacitação, veio a aproximação com o ecossistema inovador por meio do apoio e da consultoria da ExoHub, que, com entrevistas individuais com os colaboradores, pôde identificar o potencial para novas oportunidades de negócios e propor a combinação do conhecimento latente na empresa com o mindset inovador das startups, dando início ao processo de inovação aberta.
No início de 2019, foram criados o Conselho de Inovação da STE, para tornar a inovação uma competência da empresa e não um projeto isolado, e o HUBITTAT (saiba mais, consultando a pergunta “O que é o HUBITTAT e qual o seu propósito?”).
O nome do laboratório, escolhido em votação pelos próprios colaboradores da STE (membro corporativo), foi a união das palavras “hub” (onde se concentram os “nós”) e “habitat” (lugar em que é possível viver coletivamente), ou seja, o HUBITTAT é um ambiente favorável à troca de ideias, inovação, tecnologia e criatividade, onde se estabelecem conexões e se desatam os “nós”.
Segundo o projeto ICD – INOVAÇÃO, COMPETITIVIDADE E DESIGN da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Inovação Aberta significa que deve haver uma mudança na forma em que as pessoas veem a empresa e seu ambiente, os seus departamentos fechados de pesquisa e desenvolvimento devem se abrir para ouvir, principalmente, seus parceiros dentro da própria empresa (áreas de vendas, produção, serviços de campo e outros). A empresa deve considerar o estabelecimento de cooperações com instituições de pesquisa, universidades, seus fornecedores e mesmo com os usuários de seus produtos, pois envolver outros parceiros quando do desenvolvimento de novos produtos, tecnologias ou serviços, pode agregar muito valor.
O movimento de Open Innovation no Brasil é formado voluntariamente por profissionais com o propósito de compartilhar práticas de inovação aberta entre grandes empresas e todos os atores do ecossistema de inovação.
O primeiro Open Innovation Seminar do Brasil foi organizado pelos fundadores do Centro de Open Innovation – Brasil (OIC-Bar), hoje reconhecido como Wenovate, uma organização sem fins lucrativos dedicada a incentivar e promover projetos de inovação. O evento propôs o debate sobre a aplicabilidade da inovação aberta no Brasil e reuniu cerca de 340 especialistas, executivos, acadêmicos e formuladores de políticas públicas, com a presença do próprio criador do conceito de inovação aberta, Henry Chesbrough.
O 18º encontro do movimento colaborativo Open Innovation BR aconteceu em Porto Alegre, pela primeira vez no Rio Grande do Sul, no dia 30 de maio de 2019, e foi promovido pelo HUBITTAT. O evento reuniu 250 participantes presencialmente, entre executivos de grandes empresas, governo, universidades, startups e representantes do universo do empreendedorismo, que puderam compartilhar práticas de inovação aberta por mais de dez horas. O encontro contou com a presença dos fundadores do Open Innovation no Brasil, Alexandre Mosquim e professor Ricardo Yogui, e de importantes nomes do ecossistema da inovação local, nacional e mundial, como o cofundador da Chinnovation In Hsieh, em transmissão feita diretamente da China, e o sócio da StartSe Maurício Benvenutti, fazendo sua palestra online do Vale do Silício, nos Estados Unidos.
Para cadastro de projetos de startups, pesquisadores e universitários, é preciso realizar o cadastro pelo site: http://hubittat.exohub.com.br/.
Por favor, entre em contato pelo contato@hubittat.com.br.