FAQ
1. O que é o HUBITTAT e qual o seu propósito?
HUBITTAT – o primeiro laboratório (hub) de inovação aberta– é o espaço físico e virtual, onde se conectam startups, universidades, organizações, clientes, prestadores de serviço e colaboradores dos membros corporativos, com o objetivo de potencializar negócios e projetos para a solução de problemas nas áreas de infraestrutura, mobilidade e socioambiental, seja a partir da geração de novos produtos ou da melhoria de processos.
2. Como surgiu o HUBITTAT?
Em 2017, teve início na STE (membro corporativo) um movimento de questionamento do modelo vigente para buscar um caminho que levasse a empresa a ter mais “produtividade com felicidade”. A partir da compreensão de que as soluções mais criativas e inovadoras são fruto da inteligência coletiva e de que a vivência é fundamental para a internalização do aprendizado, traçou-se uma estratégia de ação, estruturando-se o Projeto VenSer STE, por meio do Programa Equipes Colaborativas. Os objetivos desse Programa foram: reconhecer a importância da cooperação para a excelência, a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pela empresa, valorizar as pessoas, equipes e a empresa, com relações ainda mais saudáveis, preparar lideranças e gestores para apoiar o desenvolvimento da cultura colaborativa na STE e, por fim, estimular a criatividade coletiva para levar à inovação sustentável da organização.
3 . Por que o nome “HUBITTAT”?
O nome do laboratório, escolhido em votação pelos próprios colaboradores da STE (membro corporativo), foi a união das palavras “hub” (onde se concentram os “nós”) e “habitat” (lugar em que é possível viver coletivamente), ou seja, o HUBITTAT é um ambiente favorável à troca de ideias, inovação, tecnologia e criatividade, onde se estabelecem conexões e se desatam os “nós”.
4. O que é inovação aberta e o movimento open innovation no Brasil?
Segundo o projeto ICD – INOVAÇÃO, COMPETITIVIDADE E DESIGN da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Inovação Aberta significa que deve haver uma mudança na forma em que as pessoas veem a empresa e seu ambiente, os seus departamentos fechados de pesquisa e desenvolvimento devem se abrir para ouvir, principalmente, seus parceiros dentro da própria empresa (áreas de vendas, produção, serviços de campo e outros). A empresa deve considerar o estabelecimento de cooperações com instituições de pesquisa, universidades, seus fornecedores e mesmo com os usuários de seus produtos, pois envolver outros parceiros quando do desenvolvimento de novos produtos, tecnologias ou serviços, pode agregar muito valor.
5. O que se considera inovação no HUBITTAT e quais são os temas de interesse?
Um novo produto, serviço ou uma nova solução em INFRAESTRUTURA, MOBILIDADE ou SUSTENTABILIDADE.
A
melhoria de um
procedimento de trabalho ou de um
processo de gestão de pessoas na STE.
6. Quem pode inscrever projetos no HUBITTAT?
Startups, pesquisadores, universitários e colaboradores dos membros corporativos.
7. Como participar do HUBITTAT e cadastrar minha ideia/meu projeto?
Para cadastro de projetos de startups, pesquisadores e universitários, é preciso realizar o cadastro pelo site: http://hubittat.exohub.com.br/.
8. Como é feita a escolha de ideias/projetos?
O Conselho de Inovação, formado por todos os coordenadores e diretores da STE (membro corporativo) e que se reúne mensalmente, é o fórum para a apresentação e escolha das ideias/projetos inscritos.