FAQ

1. O que é o HUBITTAT e qual o seu propósito?


HUBITTAT – o primeiro laboratório (hub) de inovação aberta– é o espaço físico e virtual, onde se conectam startups, universidades, organizações, clientes, prestadores de serviço e colaboradores dos membros corporativos, com o objetivo de potencializar negócios e projetos para a solução de problemas nas áreas de infraestrutura, mobilidade e sustentabilidade, seja a partir da geração de novos produtos ou da melhoria de processos.




2. Como surgiu o HUBITTAT?


Em 2017, teve início na STE (membro corporativo) um movimento de questionamento do modelo vigente para buscar um caminho que levasse a empresa a ter mais “produtividade com felicidade”. A partir da compreensão de que as soluções mais criativas e inovadoras são fruto da inteligência coletiva e de que a vivência é fundamental para a internalização do aprendizado, traçou-se uma estratégia de ação, estruturando-se o Projeto VenSer STE, por meio do Programa Equipes Colaborativas. Os objetivos desse Programa foram: reconhecer a importância da cooperação para a excelência, a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pela empresa, valorizar as pessoas, equipes e a empresa, com relações ainda mais saudáveis, preparar lideranças e gestores para apoiar o desenvolvimento da cultura colaborativa na STE e, por fim, estimular a criatividade coletiva para levar à inovação sustentável da organização. Com o ambiente de compartilhamento de ideias fomentado, o estabelecimento de parcerias e um clima organizacional favorável, rapidamente novos projetos foram emergindo e ganhando força, abrindo espaço para a inovação. Ainda em 2018, a partir da sinergia de atividades entre o Núcleo de Cooperação e a área de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da STE, houve um investimento na participação de profissionais em palestras, eventos e workshops em Nova Economia e todo o universo da inovação. A partir da capacitação, veio a aproximação com o ecossistema inovador por meio do apoio e da consultoria da ExoHub, que, com entrevistas individuais com os colaboradores, pôde identificar o potencial para novas oportunidades de negócios e propor a combinação do conhecimento latente na empresa com o mindset inovador das startups, dando início ao processo de inovação aberta. No início de 2019, foram criados o Conselho de Inovação da STE, para tornar a inovação uma competência da empresa e não um projeto isolado, e o HUBITTAT (saiba mais, consultando a pergunta “O que é o HUBITTAT e qual o seu propósito?”).




3 . Por que o nome “HUBITTAT”?


O nome do laboratório, escolhido em votação pelos próprios colaboradores da STE (membro corporativo), foi a união das palavras “hub” (onde se concentram os “nós”) e “habitat” (lugar em que é possível viver coletivamente), ou seja, o HUBITTAT é um ambiente favorável à troca de ideias, inovação, tecnologia e criatividade, onde se estabelecem conexões e se desatam os “nós”.




4. O que é inovação aberta e o movimento open innovation no Brasil?


Segundo o projeto ICD – INOVAÇÃO, COMPETITIVIDADE E DESIGN da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Inovação Aberta significa que deve haver uma mudança na forma em que as pessoas veem a empresa e seu ambiente, os seus departamentos fechados de pesquisa e desenvolvimento devem se abrir para ouvir, principalmente, seus parceiros dentro da própria empresa (áreas de vendas, produção, serviços de campo e outros). A empresa deve considerar o estabelecimento de cooperações com instituições de pesquisa, universidades, seus fornecedores e mesmo com os usuários de seus produtos, pois envolver outros parceiros quando do desenvolvimento de novos produtos, tecnologias ou serviços, pode agregar muito valor. O movimento de Open Innovation no Brasil é formado voluntariamente por profissionais com o propósito de compartilhar práticas de inovação aberta entre grandes empresas e todos os atores do ecossistema de inovação. O primeiro Open Innovation Seminar do Brasil foi organizado pelos fundadores do Centro de Open Innovation – Brasil (OIC-Bar), hoje reconhecido como Wenovate, uma organização sem fins lucrativos dedicada a incentivar e promover projetos de inovação. O evento propôs o debate sobre a aplicabilidade da inovação aberta no Brasil e reuniu cerca de 340 especialistas, executivos, acadêmicos e formuladores de políticas públicas, com a presença do próprio criador do conceito de inovação aberta, Henry Chesbrough. O 18º encontro do movimento colaborativo Open Innovation BR aconteceu em Porto Alegre, pela primeira vez no Rio Grande do Sul, no dia 30 de maio de 2019, e foi promovido pelo HUBITTAT. O evento reuniu 250 participantes presencialmente, entre executivos de grandes empresas, governo, universidades, startups e representantes do universo do empreendedorismo, que puderam compartilhar práticas de inovação aberta por mais de dez horas. O encontro contou com a presença dos fundadores do Open Innovation no Brasil, Alexandre Mosquim e professor Ricardo Yogui, e de importantes nomes do ecossistema da inovação local, nacional e mundial, como o cofundador da Chinnovation In Hsieh, em transmissão feita diretamente da China, e o sócio da StartSe Maurício Benvenutti, fazendo sua palestra online do Vale do Silício, nos Estados Unidos.




5. O que se considera inovação no HUBITTAT e quais são os temas de interesse?


Um novo produto, serviço ou uma nova solução em INFRAESTRUTURA, MOBILIDADE ou SUSTENTABILIDADE.
A melhoria de um procedimento de trabalho ou de um processo de gestão de pessoas na STE.




6. Quem pode inscrever projetos no HUBITTAT?


Startups, pesquisadores, universitários e colaboradores dos membros corporativos.




7. Como participar do HUBITTAT e cadastrar minha ideia/meu projeto?


Para cadastro de projetos de startups, pesquisadores e universitários, é preciso realizar o cadastro pelo site: http://hubittat.exohub.com.br/.




8. Como é feita a escolha de ideias/projetos?


O Conselho de Inovação, formado por todos os coordenadores e diretores da STE (membro corporativo) e que se reúne mensalmente, é o fórum para a apresentação e escolha das ideias/projetos inscritos.




9. Ainda tenho uma dúvida...


Por favor, entre em contato pelo contato@hubittat.com.br.





Hubittat (home).png

​RUA SALDANHA DA GAMA, 225

HARMONIA

CANOAS/RS

(51) 3415.4073

© 2019 HUBITTAT. Todos os direitos reservados.