top of page
Buscar

Open Innovation BR realiza 18º encontro do movimento em Porto Alegre

Atualizado: 14 de ago. de 2019

Porto Alegre recebe neste mês o 18º Encontro do Open Innovation Brasil, movimento colaborativo que tem como propósito compartilhar práticas de inovação aberta entre grandes empresas e os diferentes atores do ecossistema empreendedor. Estarão reunidos no evento executivos de grandes empresas do país, representantes do governo, universidades e startups para debater sobre as perspectivas e os impactos da cultura inovadora nos negócios e na sociedade.


O encontro realizado pelo HUBITTAT – laboratório de inovação em infraestrutura da STE – Serviços Técnicos de Engenharia S.A. em parceria com o ExoHub – ocorre no dia 30 de maio, das 8h00 às 18h00, na Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), no Salão Nobre (6º andar).Endereço: Palácio do Comércio - Largo Visconde de Cairu, 17. Centro Histórico. POA/RS.


Após passar por São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Brasília e Goiás, o evento chega ao Rio Grande do Sul pela primeira vez. O line-up será focado na trilha inovação aberta e mudança de mindset corporativo, e tem como objetivo sedimentar ainda mais a aproximação entre startups e grandes empresas. O evento é gratuito e aberto a toda comunidade empresarial, governamental e acadêmica que entende o empreendedorismo como um dos atores do desenvolvimento humano e econômico.


A palestra de abertura será realizada por Alexandre Augusto Mosquim, responsável por Inovação Aberta na Vale e um dos fundadores do movimento. Ele explica que o Open Innovation BR foi iniciado de forma orgânica por quatro corporações e rapidamente se espalhou para todo o Brasil, contando hoje com mais de três mil membros. “Nosso propósito é impactar, alavancar e transformar. Para isso temos feito encontros em todo Brasil, nos quais formamos um squad (time) para influenciar positivamente o ecossistema local e o global”, explica.

Outro fundador do movimento, o professor Ricardo Yogui falará sobre: “O futuro das organizações e da sociedade: uma mudança de mindset”. “Será um encontro para o compartilhamento de ideias, experiências, networking e para discutir uma maior integração do ecossistema local”, afirma.


 

18º OPEN INNOVATION BR - RIO GRANDE DO SUL

· 30/05/2019 - 08h00 às 18h00

· Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) - Salão Nobre (6º andar).

· Endereço: Palácio do Comércio - Largo Visconde de Cairu, 17. Centro Histórico. POA/RS.

Programação

08h às 08h45: Credenciamento

8h45 às 9h: Boas vindas da Diretoria da ACPA

09h às 09h20: Palestra de abertura com Alexandre Mosquim (Head de Inovação Aberta da Vale): “Propósito do Movimento Open Innovation BR”

09h20 às 10h: Palestra com o Prof. Ricardo Yogui (Innovation Advisor to Industry | Academy | Gov): “O Futuro das Organizações e da Sociedade: uma mudança de mindset”

10h às 10h30: Palestra com Roni Cunha Bueno (CEO e fundador da Organica): “Mude ou morra”

10h30 às 10h45: Coffee Break

10h45 às 11h10: Palestra com Dreyson Queiroz (Designer de Interações da CLASH): “Open Innovation BR SQUAD RS - Próximos Passos”

11h10 às 12h30: Painel Ecossistema Inovação RS

Palestra com Luiz Carlos Pinto da Silva Filho (Diretor da Escola de Engenharia da UFRGS e Coordenador do Pacto Alegre: Ecossistema Inovação RS): “Aliança pela Inovação e o Pacto Alegre”

Palestra com Paulo Renato Ardenghi (Head de Inovação do município de Porto Alegre): “Hacking the City”

Palestra com Danillo Sciumbata (Fundador e Head de Cultura da OCA Brasil Innovative Hub): “Comunidade RS”

12h30 às 13h30: Almoço Livre

13h30 às 14h: Palestra com João Ramos (Cofundador do Black Sheep Project): “Programas de inovação corporativa e cases de sucesso"

14h às 14h20: Palestra com Evelin Bicca (Head do Modify Hub): “Uma trajetória na Inovação Corporativa: case ThyssenKrupp Elevadores”

14h20 às 14h40: Case Inovação Imply Tecnologia com Fabiano Horn (CTO Imply Tecnologia)

14h40 às 15h10: Palestra online, direto da China, com In Hsieh (Co-founder Chinnovation): “Vale do Silício = Inovação Tecnológica, China = Transformação digital”

15h10 às 15h30: Case Inovação Softplan com Guilherme Tossulino (Diretor de Inovação da Softplan): “Dinossauros e Unicórnios, como ter sucesso no relacionamento de startups e empresas estabelecidas”

15h30 às 15h45: Coffee Break

15h45 às 16h05: Case Inovação Saúde LABS com Vitória Lima Reginatto (Hacker na Fourge): “Hacking Corporativo”

16h05 às 16h35: Case Inovação STE S.A. com Adriano Panazzolo (Coordenador de Meio Ambiente da STE S.A.) e Daniella Cordeiro (Empresária e Cofundadora do HUBITTAT): “Não se tem receita para a inovação: como a cocriação transforma a STE”

16h35 às 16h50: Programas para Subsídio à Inovação: Leme VT e Junior Achievement RS

16h50 às 17h15: Pitch Time com Dragonfly e Inventsys

17h15 às 17h50: Palestra online, direto do Vale do Silício, com Maurício Benvenutti (Sócio da StartSe)

17h50 às 18h: Encerramento


bottom of page