top of page
Buscar

HUBITTAT fala sobre inovação com resultados no STE Talks

O HUBITTAT promoveu a palestra “Transformando inovação em resultados” na última sexta (31), durante o STE Talks – momento de conversa sobre inovação com os colaboradores da STE - Serviços Técnicos de Engenharia S.A. (membro corporativo do HUBITTAT). A fundadora da consultoria Modify Hub for Innovation, Evelin Bicca, compartilhou sua experiência implantando inovação em instituições de tamanhos e perfis variados, incluindo a trajetória na ThyssenKrupp Elevadores.

A consultora começou sua explanação refletindo sobre o conceito de inovação, trazendo as perspectivas positivas dos processos que se propõem à renovação e não só o desconforto inicial que mudanças podem gerar, principalmente no meio corporativo. Nesse sentido, ela ressaltou o aumento de produtividade, a descoberta de novas fontes de lucratividade, a facilitação da vida e o crescimento para as organizações e para as pessoas que dela fazem parte. Mas Evelin destacou que é o uso e a interação entre estratégia, disciplina, gestão e capacidade que fazem as ideias se tornarem resultados. “Nas empresas, interagem o velho e o novo mundo. A inovação não vai acontecer se ficarmos no mesmo lugar, não é possível incluir a inovação no contexto da gestão como ela já acontece”, acrescentou.


Em relação ao caso da ThyssenKrupp Elevadores, Evelin contou que, ao ser convidada para implantar o processo de gestão da inovação na unidade brasileira da multinacional, percebeu ser fundamental trabalhar a cultura interna e incentivar a cooperação e o foco em objetivos comuns de crescimento para a empresa e para os indivíduos. “Quem inova não são as tecnologias, são as pessoas”, comentou. Ainda segundo ela e parafraseando o professor Ricardo Yogui – umas das referências no país quando o assunto é estratégia em inovação – “o CNPJ só será inovador se os CPFs quiserem ser inovadores e fizerem a inovação acontecer”.

Assim, o programa de ideias interno da ThyssenKrupp evoluiu para uma plataforma de gameficação, em que os colaboradores podiam investir moedas virtuais nos projetos inovadores dos colegas, aumentando o engajamento, proporcionando reconhecimento e premiação para os idealizadores. A medida trouxe estímulo à disseminação do conhecimento de toda a empresa e ao empreendedorismo interno, gerando resultados financeiros em torno de 5 milhões de reais com redução de custos e incremento de receitas para a companhia.


Evelin contou ainda sobre a expansão do modelo para a inovação aberta e o uso de incentivos fiscais como formas de desenvolvimento e sustentabilidade de todo o programa. Por fim, frisou que “toda empresa tem potencial inovador, porque as empresas têm vários CPFs trabalhando dentro dela. A gente entendeu esse potencial e transformou em resultado”.

bottom of page