top of page
Buscar

Cencor I é o primeiro a receber sistema de energia solar no Estado

Atualizado: 2 de out. de 2019


Nesta segunda-feira (30), a STE S.A., com seu laboratório de inovação HUBITTAT e o projeto #CompartilheoBem, participou da festa de inauguração do primeiro sistema de energia solar instalado em uma creche no Rio Grande do Sul. A instituição contemplada foi o Centro Comunitário da Vila Orfanatrófio I (Cencor I), localizado no bairro Santa Tereza, em Porto Alegre. Além das empresas e organizações apoiadoras do projeto e do evento, uma grande festa reuniu crianças, jovens e colaboradores do Cencor I.


A doação de todo o sistema que substituiu o uso de energia elétrica pela fonte alternativa foi possível por meio de um projeto social, realizado em parceria pelas empresas YES Energia Solar e Renovigi Energia Solar. De acordo com a equipe técnica, o equipamento tem vida útil de mais de 25 anos.


O consultor comercial da YES Energia Solar, João Pedro Demore, ressalta a relevância do projeto não só pelos aspectos ambientais, uma vez que estimula a utilização de uma fonte de energia renovável e a autossuficiência energética, como possibilita a redução de custos operacionais fixos que sobrecarregam organizações sociais. Ele comenta que “a grande vantagem desse sistema é a economia de aproximadamente R$ 4 mil reais por ano na conta de energia que pode ser revertida em melhorias para a própria operação da instituição, na infraestrutura da creche, na merenda das crianças e de outras formas”.


O Cencor I

O Centro Comunitário da Vila Orfanatrófio I é uma instituição sem fins lucrativos, que atua há 39 anos em uma comunidade de alta vulnerabilidade social de Porto Alegre. Atualmente, atende em torno de 340 crianças e jovens diariamente, com os serviços de creche comunitária, oficinas de teatro, dança, música e cursos de qualificação profissional para padaria e confeitaria. O Centro é custeado parcialmente pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre e por doações da comunidade, de empresas e entidades beneficentes da região.


bottom of page